quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mulheres

Sou um profundo admirador de mulheres.

Bela forma de começar um post, hein? O estimado leitor deve estar agora a pensar "hummm, rebarbado!!!, deves mandar poucos bitaites as moças que passam na rua!" mas não senhor, não sou desse estilo.

A verdade é que sempre cresci em torno de mulheres, e são elas a grande maioria das meus exemplos de vida. A minha mãe era a pessoa mais forte do mundo, e não havia nada que nos acontecesse enquanto ela estivesse por perto, por mais cobarde que fosse o marido, por mais ruim que fosse o emprego, por mais negra que parecesse a vida. Conseguiu criar dois filhos, aturar um marido, gerir uma família, resistir a uma doença, e sempre com um sorriso nos lábios. A minha mãe é a minha heroína e sempre há de ser, não há volta a dar.
Outra inegável verdade é que também todos os modelos masculinos da minha infância eram uma cambada de preguiçosos imprestáveis e ignorantes, á excepção do meu querido avô materno, que mesmo sendo a excelente pessoa que era (e eu adorava-o e vou sentir para sempre a sua falta) não deixava de ser um cobarde que em vez de enfrentar os seus problemas recorria mais vezes do que devia ao copo de vinho.
Nenhuma mulher da minha família algum dia foi de virar a cara á luta, trabalhava de sol a sol para poder dar conforto aos seus filhos, e agradecia a Deus por mais um dia em que eles tivessem saúde. Em todas as ocasiões o excesso de trabalho, a dedicação aos outros significou um detrimento irremediável dos seus próprios objectivos pessoais, mas sempre em favor de valores mais altos, e orgulho-me de dizê-lo, que em tantas ocasiões, eu fui um dos valores mais altos, e isso me alegra profundamente.

Devo ás mulheres da minha família materna a minha educação e todos os principios em que acredito e pelos quais me rejo.

A esmagadora maioria das minhas melhores amizades são mulheres, e muitas vezes ponho-me a pensar no porquê disso - porque se calhar a parte do corpo na qual eu prefiro que me toquem é o cérebro, e porque verdadeiras amizades, tal como verdadeiros amores, só existem quando há uma boa dose de admiração pela outra pessoa.

Tenho a honra de ter na minha vida imensas mulheres que todos os dias me enriquecem mais um bocadinho, com a sua nobreza, com a sua coragem, com a sua sensibilidade e com o seu carinho. Gente que não vira as costas á luta e que não se deixa ir abaixo perante as maiores adversidades, sejam ela quaisquer que sejam - e encontram todos os dias uma razão para se levantarem da cama, porem-se bonitas e enfrentarem a vida de frente.

"Não peço por um fardo menos pesado, mas sim por ombros mais largos"



Esta é uma das minhas musicas preferidas, recuperada da minha memória e quase esquecida durante anos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem palavras... ADOREI!
Considero-me uma das mulheres da tua vida e tu és, sem dúvida, um dos homens da minha... és o meu irmão do coração, aquele que me foi dado o previlégio de conhecer e de amar como se ama um irmão de verdade!
Por seres assim, simplesmente tão puro e único... Love U a lot meu irmão, meu amigo, meu Pai, meu porto seguro!
Ana

Mafalda disse...

hum ....nao podia não comentar este post ....quando hoje me dissest que tinhas um post novo e me apercebi da minha desactualização :) ...nao tava a espera de nada disto ....tu és mau :))) conseguiste tocar cá dentro e pior me deixar sem palavras ...mesmo:))

a unica coisa que se me apraz dizer é que poder dizer ,melhor poder sentir que as pessoas que fazem parte da nossa vida, que nos incluimos na nossa vida são nosso motivo de orgulho é o melhor que nos pode acontecer

"a vida mede-se pelas pessoas que incluimos nela"

ps. e com orgulho digo t ...tu estas incluido na minha.. :)

andre disse...

Pra variar sempre me emocionas, caro Nélio. Fez-me lembrar com alegria de minha mãe que neste mes completará dois anos de ausencia fisica. Belas palavras....obrigada!!! Que as mulheres sempre te encantem, surpreendam e principalmente o faça feliz.
Agna Margulies

Anónimo disse...

Felizmente não existem só mulheres lutadoras e encantadores, existem alguns homens que também o são e tu sem dúvida pertences a esse grupo.

Admiro-te, é um prazer poder dividir contigo a minha vida.

Tkm