sexta-feira, 30 de abril de 2010

Como começou esta crise

Toda a gente sabe que o país está na merda, mas a maior parte não sabe bem porquê. Os jornais, sejam televisivos, escritos ou falados pouco fazem para explicar as coisas, e normalmente estão mais preocupados em fomentar a guerrilha política entre laranjas, rosas e afins, do que própriamente esclarecer o seu público, por isso é muito fácil saber que o sócrates discorda do marcelo que por sua vez discorda do louçã que discorda do velhote do pcp que por sua vez discorda de todos... agora, em que base e sobre o que raio é que discordam?... não se sabe bem.
Para isso existe a internet e um monte de gente que sabe acerca de todo o tipo de coisas possíveis e imaginárias e que é mais do que feliz por explicá-as aos leigos, e que mesmo tendo opiniões tendenciosas (todos as temos) não têm agendas políticas ou económicas definidas, daí que é facil ler sobre o que cada um dos lados opostos acham e tirar daí as suas conclusões.

Este vídeo, da autoria de Jonathan Jarvis explica muito sucintamente como começou a esta porcaria toda e quem afinal nos meteu nela. Se tem razão? Tirem as vossas conclusões por vós próprios.

The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

1 comentário:

Maria Soares disse...

Amanhã vou dar os parabéns ao meu chefe, todas as conversas sobre economia que temos durante as nossas viagens/comidas convergem no sentido de este video.

E apesar de não estar de acordo com ele em muitas coisas, como é o caso do salário :) parece-me que neste caso esta é a explicação mais coerente.

Relativamente a descida da qualificação de Portugal pelas agencias de rating, por aqui fala-se que se deve a fraca competitividade internacional, á baixa produtividade y a um estancamento da economia do país.

Fala-se que Espanha é a próxima, o meu chefe anda a "regalar" o Zapatero, já lhe disse que maus gestores já temos suficientes :P!