sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Stop and Listen



Joshua Bell é um dos melhores violinistas a nível mundial, vencedor de vários prémios a nível internacional incluindo um prémio Grammy, e tocou também na banda sonora do The Red Violin, que ganhou um Oscar para melhor banda sonora.

Toca um dos cerca de 700 Stradivarius que foram feitos pelo mestre Antonio Stradivari, o Gibson ex-Huber1man de 1713 que comprou ao seu anterior dono por perto de 4 milhões de dólares. Para muitos o som mítico de um Stradivarius desafia a razão, nunca tendo sido superado por instrumentos feitos nos 3 séculos seguintes.

Ora, Joshua Bell e o seu Stradivarius foram para o metro de Washington DC numa fria manhã de janeiro, á 3 anos atrás onde este tocou 6 partituras de Bach durante 45 minutos.
Ninguém sabia quem ele era, para todos era apenas mais um músico de rua.
Durante este tempo, aproximadamente 2000 pessoas pessoas passaram por ele, muitos a caminho do trabalho. Apenas 6 pessoas pararam para ouvir, 20 deram dinheiro mas seguiram sempre. Conseguiu ao todo receber 32 dólares.
Algumas crianças tentaram parar para ouvir, mas em todos os casos, sem excepção, os seus pais forçaram-os a continuar a andar.

Dois dias antes, o mesmo Joshua Bell tinha enchido um teatro em Boston, onde o preço médio de cada ingresso rondava os 100 dólares.

Dá que pensar, não dá? No tempo todo que passamos a correr pelas nossas vidas agitadas, imagino a quantidade infinita de maravilhas pelas quais passamos ao lado e ignoramos, mas que estão mesmo ali, á distância de um olhar, pelo custo de um minuto... não custam nada, são nos dadas gratuitamente e mesmo assim (e se calhar por isso) nem sequer paramos por uns segundos para apreciar verdadeiramente a sua beleza.

1 comentário:

JailBreak disse...

Desculpa mas parece-me que no final existe uma senhora que o reconhece.

Pelo menos não ficou anónimo :)

Mas é sem duvida muita maluco estar ali com um violino daqueles a tocar no metro(sera que esta mesmo com o verdadeiro violino?)