segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Twitter


Confesso que até meados da semana passada não entendia porque raio é que toda a gente andava interessada no Twitter. Toda essa noção de "micro-blogging" parecia-me um bocado parva, e todo o hype acerca de um serviço na internet que permite-nos fazer broadcast a factos tão interessantes como ir dormir, ou ir usar a retrete, parecia-me assim... bem... pronto: Parvo! como já tinha dito.

Depois de um almoço no estádio da Luz com alguns ilustres jornalistas da nossa praça (que colaborarão no meu projecto mais recente) ávidos twitteiros fez-se alguma luz na minha cabeça acerca do assunto. O problema acho eu, é acompanhar no twitter gente com vidas tão desinteressantes que apenas têm a anunciar ao mundo o facto de que estão a dormir, a ver tv ou que acabaram de jantar um fantástico ravioli.

O truque é acompanharmos os twitters das pessoas certas, e criarmos como que uma agência noticiosa de coisas que realmente nos fazem sentido.

Como me esclareceu o meu caro amigo Edson, a ideia é acompanhar uma dúzia de gente que se conhece, gente esclarecida e que está sempre em cima do que se passa. Se aconteceu e valeu a pena, eles concerteza o hão de publicar no twitter. O nosso attention span é tão limitado, e há tanto mais a saber e a ler hoje em dia que temos que criar estes filtros para podermos ter alguma espécie de vida, podermos trabalhar e ao mesmo tempo estar informados.

Então tratei de acompanhar uma dúzia de gente que conheço e que de facto anda sempre informada sobre tudo e mais alguma coisa, principalmente do meu meio.

E pronto, agora acompanho mais o twitter. Para já sou consumidor, um dia destes talvez também vire produtor, tal como aconteceu com os blogues.

6 comentários:

Margulies disse...

E eu ainda tenho que descobrir o que é isto...
Talvez um dia me aventure. Se já demorei demais a criar um blog, imagina isto então.

ana mafalda disse...

Eu ca tb axo isto meio parvo ...digo t ......mas a tua explicaçao veio dar uma outra perspectiva a "coisa"...nao fiquei convencida mas fiquei bem mais elucidada ******


bjuuuuu

Šaяa disse...

Acho que não escolheste bem... estas a seguir-me lol

Nélio disse...

Oh sara, não percebeste o post, era uma indirecta para ti! lol

pode ser que assim comeces a deixar de dizer que foste á casa de banho ou que foste tomar café, hahahah

Šaяa disse...

Tas prai a refilar mas quando digo no twitter que vou tomar café apareces logo :p

Rachel* disse...

Caro Nélio,

Imagine só que me meti na alhada de fazer a minha tese sobre web 2.0 quando já se fala em web 3.0 (!) e tenho-me lembrado bastante de ti, porque é so pearl pra direita e XLM ou será XML? pra esquerda e eu nao percebo um crl daquilo (e vivó porto!!!) mas este post do twitter, agora que já estou em descanso do dia de hoje, veio-me apoquentar e lembrar-me que tenho que abrir conta. E enteder o que são feeds RSS na realidade da coisa (ainda n entendi mt bem, parecem-me meros links...)ah e ainda há o dandelife e o goowy e o popfly e o cmaps tools e outros tantosssssss...
Isto tudo pra dizer que estás muito presente nestes dias :):):) beijinhosss***