sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Banco de Gaia


Banco de Gaia - Ynys elen
Apesar do espectro dos meus gostos musicais ser bastante amplo, há uma categoria que não falha nunca, e que definitivamente é a minha preferida: musica electrónica ambiental com um cheirinho oriental, já desde que em 1992 ofereceram ao meu pai o primeiro álbum dos enigma em vinil, o MCMXC a.D. que eu tocava e tocava sem parar até ter conseguido destruir a agulha do gira-discos. Em minha defesa: não havia internet e tudo o que tu ouvias era o que a rádio te mandava (e as rádios da madeira são de bradar aos céus, até me dão arrepios na espinha de tão más que são) não havia muito que fazer e tinhamos que gramar com aquilo.
Seja como for, agora temos internet, e abriu-se todo um mundo de possíbilidades. Hoje sou capaz de ficar a ouvir durante horas e horas seguidas musica que realmente gosto, de compositores muito pouco mainstream.

Banco de Gaia, é uma banda inglesa, formada em 1991 por Toby Marks. Curioso o facto de que Marks mudou-se para portugal em 1986, onde tocava músicas dos Beatles para turistas (presumo que no algarve, para onde os bifes vão todos). Seja como for, o nosso país parece que lhe fez bem, porque deixou uma carreira como baterista de heavy metal e passou a ser um extraordinário compositor.

Ouçam o vídeo, se puderem comprem a música, vale a pena.

Sem comentários: