segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Tony Carreira



Já era tempo deste pasquim fazer uma justa homenágem a esse vulto do cancionário nacional chamado Tony Carreira!... Mas não, ainda não vai ser desta vez. Para já o tópico vai ser para cortar na casaca do homem, claro! :)

Então não é que o afamado artista andou a plagiar musicas á malta?! Eu na verdade nunca prestei muita atenção á musica do homem, as musicas são todas uma mistura de sintetizador apimbalhado com toquezinho de guitarra e aquela vozinha melosa que canta clichés romanticos bem ao gosto das donas de casa de meia idade que vivem em idanha-a-nova (e sítios afins) e sonham secretamente com um homem que lhes cante aqueles versos.

Fui de facto investigar, e sujeitei os meus frágeis ouvidos á musica do toní, e comparei com as musicas dos artistas originais, e as semelhanças são... absurdamente óbvias... mais óbivas do que aqueles trabalhos práticos da faculdade em que o povo pegava num programa do colega, trocava-lhe o nome das variáveis e entregava ao profe como sendo seu.


A receita é simples
, pega-se num sucesso ali ao nível de um cantor romântico de um país qualquer não mainstream (frança, méxico... whatever) "apimbalhaça-se" um bocado a música transformando excertos de guitarra, violino, piano... em sintetizador de orgão, escreve-se uma música cheio de clichês bem á portuguesa, inspirando-se no tema original et voilá, temos um sucesso feito em 30m, que vale 8 platinas (e muito dinheiro). Genial!

Quem quiser ouvir as diferenças, pode ir ao youtube, e comparar o artista original e a cópia do toní.
Atenção: Moderar a exposição á musica do homem, pois pode ter efeitos nefastos.

Original:
Cristian Castro - «Después de Ti Qué?» (1997)
http://www.youtube.com/watch?v=7DMJH-c1BNQ

Cópia do toní:
Tony Carreira - «Depois de Ti (Mais Nada)» (1999)
http://www.youtube.com/watch?v=Mso3Di_2_ec

Original:
Jean Jacques Goldman - Comme Toi (1982)
http://www.youtube.com/watch?v=C3treMr2ZQI

Cópia do toní:
Tony Carreira - Eras Tu (?)
http://www.youtube.com/watch?v=MAC2amgmzbo

Mais noticias aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejam as ultimas da história do Tony em

http://www.afinalemqueficamos.blogspot.com/

Abraços

Anónimo disse...

É o que eu digo... o que tu fazes para tentar destruír com a carreira do Tony... és horrível.. querias tu ter o sucesso dele e cantar como ele ...aaaiiiiii se a inveja matasse... ahahahahah

jessy***